terça-feira, 1 de setembro de 2009

Educação ou salvação?

O caráter eminentemente educativo da Doutrina Espírita é sem duvida nenhuma o que mais chama atenção em todo seu corpo doutrinário.
Ao contrário da maioria das religiões que apresentam propostas salvacionistas, o Espiritismo convida a criatura humana a assumir responsabilidade sobre a própria vida. O Espiritismo não salva, educa!
Como o aluno rebelde que prefere o recreio dos prazeres humanos, o espírito encarnado lambuza-se de ilusão, inclinado que está a atender apenas os apelos da matéria.
Fica claro neste comportamento a deseducação da alma perante as oportunidades concedidas pela Misericórdia Divina.
Trôpega e inebriada pelo prazer, o despertar para a sua verdadeira condição se dá à custa de dor e lágrimas.
Sua ânsia imediatista lhe faz crer em solução miraculosa e buscando alivio para suas dores, transita entre as várias propostas salvacionistas que ao cabo de breve tempo lhe aliviam momentaneamente a própria consciência.
Como a questão é mais profunda, pois se refere à deseducação da alma perante a vida e as oportunidades, o sofrimento tornara a inundar-lhe o ser de maneira arrebatadora e terrível.
Em se tratando de espírito encarnado a educação se dá em dois aspectos: a educação intelectual que é adquirida nas escolas materiais, e a educação ético-moral que ele assimila através de exemplos e informações colhidas através das vidas sucessivas.
Artífice do próprio destino o espírito sempre escolhe o atalho da suposta salvação, pois é mais fácil acreditar-se salvo, do que se educar.
Quando aporta na matéria o espírito ainda na infância do conhecimento, se compromete mais e mais confundindo o mundo material com a sua verdadeira essência espiritual.
Algoz de si mesmo, vê no prazer material a razão única de sua existência, até que a dor como despertador Divino lhe chama a responsabilidade perante a vida.
A dor educa, é uma verdade, pois ela advém da deseducação da alma diante da vida.
As sociedades constituídas no mundo material necessitam de legislações que norteiem e eduquem as pessoas para que o bem comum e as responsabilidades atinjam a todos os seus membros.
Respeitar essas leis é condição básica para se alcançar cidadania, por isso, em todos os quadrantes do universo, educação, é a palavra de ordem.
Educar é amar, educar-se é evoluir.
O Espiritismo é a grande proposta educativa, estudemo-lo.
A reencarnação é a maneira pela qual o Criador educa com justiça a todos os seus filhos.
A salvação proposta por alguns segmentos religiosos, é a imposição de facilidades que só prejudicam o espírito em sua jornada evolutiva.
Educação é sinônimo de evolução conquistada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário